Suporte On-line

 

 Criamos diversas situações de erros que poderão causar algum tipo de anomalia na operação de nossos sistemas, são erros comuns de usuários, equipamentos e sistemas operacional, desde configuração do sistema até erros de leitura da base de dados.

 
     
    1-Quais são os passos para instalar o sistema.
     

Todos o sistemas da AST7 ficam instalados em uma pasta chamada C:\AST7 se essa pasta for trocada o sistema não irá funcionar, o arquivo de instalação que é enviado via link precisa ser baixado em seu computador para depois ser instalado, depois de baixado dê 2 cliques no arquivo e siga as instruções de instalação, lembre-se de não trocar a pasta mencionada acima, o arquivo de instalação já traz essa configuração da pasta porém alguns micros não conseguem puxar essa configuração dessa forma o usuário precisa prestar atenção durante a instalação, abaixo colocamos uma imagem.

   

    2-Depois que instalei o sistema não abre e me dá um erro.
     

     A mensagem de erro lhe dá um código 1055 e não abre o sistema, não abre nem a tela inicial ou seja o usuário não consegue visualizar a tela inicial do sistema, isso acontece porque todos nossos sistemas possui a base de dados em Microsoft Access dessa forma caso não tenha instalado no seu micro o sistema não abre, no CD de instalação do sistema colocamos o Run time Access 2000 e 2007 para quem possui o Windows Vista todas as versões, para resolver é só instalar o Run time Access2000 no computador, caso não tenha o CD e não queira instalar o Microsoft Access é so baixar o Run time Access2007 que é free e irá funcionar com nossos sistemas, abaixo colocamos o link para baixar o Run time Access2007  http://www.baixaki.com.br/download/Microsoft-Office-Access-2007-Runtime.htm

     
    3- Instalei o sistema mas os botões não funcionam.
     

    Algumas instalações do Microsoft Access 2003 e 2007 desabilitam os controles e códigos em VBA, na primeira utilização o Access informa que tem códigos que podem danificar o computador essa mensagem é padrão do Access nessas versões em alguns micros esses códigos são desabilitados e com isso os botões não irão funcionar, para resolver é preciso instalar o Run time Access que vem no CD da AST7 ou que pode ser baixado no link acima.

     
    4- Instalei o sistema, mas quando clico em qualquer botão ele me dá um erro de caminho inválido.
     

   O sistema não foi instalado na pasta C:\AST7 será preciso reinstalar o sistema e conferir a  pasta se for trocada ele não irá funcionar.

     
5- O sistema me dá uma mensagem [Erro de sintaxe faltando operador na expressão consulta]
   

   Alguns módulos do sistema são relacionados com o número automático da tela atual, ex: se estiver emitindo um orçamento e esse orçamento ainda não tiver um número o sistema não consegue relacionar e avisa ao usuário que está faltando esse operador para poder abrir o módulo clicado. Veja imagem abaixo da mensagem de erro.

 

   
  COMO CONFIGURAR O SISTEMA EM REDE
   

Existem 2 configurações de redes para a utilização de nossos sistemas, uma versão básica e a outra corporativa solução para configuração de acessos desabilitando botões em terminais onde será instalado o sistema para terminal.

 

  Para configurar a rede básica vamos deduzir que o usuário já está com sua rede pronta e com seu micro com as devidas permissões de acesso e conexão compartilhadas, para isso será necessário escolher um micro onde o sistema será instalado o que vamos denominar de SERVIDOR.

  Após escolher esse micro vamos instalar o sistema e compartilhar a pasta C:\AST7 ao compartilhar automaticamente o Windows dá as permissões de conexão aos terminais em redes com Windows XP, caso tenha redes com Windows 2000 precisará de seu administrador de rede para poder criar essas permissões.

  Depois de instalado o sistema no servidor e compartilhado a pasta nos terminais precisamos criar uma atalho para a pasta AST7 no servidor e apontar par ao arquivo com extensão *.MDE dependendo do sistema essa extensão é MDB, dessa forma os terminais estarão indo no servidor buscar a base de dados e atualizando conforme comando do usuário no terminal.

   

  Para configurar a rede corporativa é preciso instalar o sistema no servidor, para isso o usuário recebe 2 arquivos ou mais dependendo do grau de conexão bloqueada que ele deseja, Ex: em um escritório todos vão acessar o sistema, porém a sala 01 não pode acessar alguns módulos do sistema e a sala 02 pode mas a sala 02 não pode acessar alguns outros módulos que a sala 03 pode, sendo assim será enviado um arquivo chamado SERVIDOR.EXE esse será instalado no servidor e terá acesso a todas as funções do sistema, nos terminais será instalado o arquivo chamado TERMINAL.EXE se esses terminais tiverem mais de uma função então serão enviados arquivos específicos para cada terminal.

  Quando estiver instalado o sistema no servidor será preciso compartilhar a pasta C:\AST7 para que todos os terminais tenham acesso a base de dados do sistema, gerenciado pelos  módulos que serão instalados nos terminais. Importante o servidor precisará ser chamado de CENTRAL na rede para que os módulos dos terminais consiga encontrar a base de dados, sem essa configuração os terminais não vão encontrar a base de dados na rede, gerando erro de conexão e caminho inválido.

 

 

  NÃO TENHO O MICROSOFT ACCESS

  Caso não tenha o Microsoft Access o usuário poderá baixar da internet o Run time Access ou se tiver feito a compra e adquirido o CD de nosso sistema já tem o Run time na versão 2000 e 2007 sendo que a versão 2000 é a mais recomendada para rodar nossos sistemas, essa versão roda desde Windows95 até o Vista.

  O Run time Access é um software que possibilita trabalhar com aplicações criadas no Microsoft Office Access  sem que o usuário tenha este programa instalado no computador. Deste modo, é possível distribuir essas aplicações com maior flexibilidade aos usuários.

  O programa é relativamente pequeno, se comparado com o aplicativo incluso na suíte Microsoft Office, possui instalação rápida e não possui nenhum tipo de requerimento.

  Este software foi desenvolvido pela própria Microsoft é totalmente gratuito
. Clique aqui para baixar o Run time Access 2007.

 

 

  COMO CONVERTER EM PDF
 

  Convertendo impressões do sistema em arquivo PDF para serem anexados em mensagens de e-mail para os clientes, estamos colocando dentro de nossos sistemas uma central de impressão que já terá um botão próprio para essa função conforme figura abaixo:

  Para que essa função funcione é preciso ter instalado no computador um programa chamado CutPDF Writer , esse programa é free e com ele é possível converter as impressões do sistema em arquivos PDF para serem enviados por e-mail.

Criando um documento:

  Para gerar um novo arquivo em PDF é mais simples do que se imagina: abra o documento que possui o conteúdo a ser utilizado; solicite a impressão do documento e, no local da impressora, selecione "CutePDF Writer"; prossiga e uma nova janela irá surgir para que se defina o nome do arquivo a ser criado e local onde será salvo. Agora é só visualizar o resultado.

  Os sistemas que possuem central de impressão com o botão converter em PDF já busca automaticamente o programa para converter em PDF que está instalado como impressora do Windows conforme imagem:

  Se a sua versão de sistema ainda não possui a central de impressão será necessário marcar CutePDF Writer como impressora padrão para poder converter em PDF e depois voltar para sua impressora normal de impressão.

Para baixar o CutePDF Writer clique aqui

 

 

  COMO FAZER BACKUP DO SISTEMA

  Ao instalar o sistema será criada uma pasta chamada C:\AST7 tanto o sistema em rede como sem rede, no sistema que não roda em rede o arquivo que contém dados termina com *.MDB ex: OFICINA CARROS_BE.MDB para o sistema que roda em rede será o arquivo com extensão que termina tanto com MDB como MDE salvando esses arquivos seu sistema e sua base estará a salva, para maior segurança salve a pasta inteira AST7 e a teste em outro micro, tem muitos usuários que salvam apenas o atalho e com isso quando precisa não consegue abrir o sistema.

  Se preferir indicamos um programa FREE que realiza backup automático nos dias e horários estipulados pelo usuário, em configurações mais avançadas é possível até que o programa envie um e-mail quando encontrar um erro durante o backup.

" Muitos usuários passam pela trágica situação de perder arquivos importantes devido a diversos fatores, como exclusão acidental, vírus, etc. Este problema poderia ser muito bem resolvido se fossem efetuados backups (cópias de segurança) periodicamente destes arquivos, porém, se feito manualmente pode ser um pouco trabalhoso.

  Ao invés de você colocar a mão na massa, por que não utilizar um programa que o faça? Para isso, conte com o Cobian Backup, um software repleto de recursos para você configurar e agendar backups automaticamente. Além de completo e prático, oferece uma interface agradável e suporte ao nosso idioma."

  O Cobian Backup é um dos poucos softwares gratuitos que oferecem mais de uma maneira de backup. Você pode optar por salvar um diretório, em outra unidade de disco, em um computador da rede ou até mesmo em um servidor na Internet, via FTP. Do mesmo modo que se pode salvar, também restaure seus arquivos por esses meios.

  Não deixe que o algo inesperado comprometa seus arquivos. Faça backup regularmente com esta excelente ferramenta.
Clique aqui para baixar o Cobian backup.

     

 Atendimento: (011)4063-6056

 
 
   

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